Tempo devocional

O tempo devocional é um acontecimento durante o período escolar. Esta é uma ocasião reservada para a oração, louvor, pregação e devoção durante cada manhã, considerada uma fonte vital no desenvolvimento espiritual de cada um dos alunos.

Alguns destes períodos são temáticos, outros possuem uma liturgia que diferente do habitual. Para além disso em várias ocasiões teremos pregadores de renome, portugueses e estrangeiros, alguns dos quais são professores no Monte Esperança e outros que fazem parte de diferentes ministérios à volta do globo que nos visitam. Noutras oportunidades serão os próprios alunos do MEIBAD a pregar a Palavra ou a compartilharem o seu testemunho pessoal.

Este tempo é fundamental para uma aprendizagem que não se quer apenas académica e teórica, mas também espiritual e de crescimento da vida devocional de cada aluno.

 

Biblioteca 

A Biblioteca tem como missão facultar a todos os discentes e docentes do MEIBAD recursos bibliográficos e informativos. É um espaço devidamente preparado para estudo e investigação. 

A Biblioteca do MEIBAD contém mais de 10.000 livros, mais de 4300 autores e cerca de 1500 editoras. Livros editados desde 1859 até 2017. A maioria dos livros encontram-se em Português mas a Biblioteca também possui uma variedade de livros em inglês e algumas Bíblias noutras línguas e dialetos. 

Os livros estão distribuídos por 101 categorias encaixadas nas diversas áreas de teologia, estudo Bíblico, educação geral, vida cristã e outros.

É possível encontrar comentários acerca de todos os livros da Bíblia e estudos das diversas doutrinas. A maioria dos livros aborda questões bíblicas mas também é possível encontrar enciclopédias e livros com temas seculares.

 

Trabalhos Práticos

Como Instituto Bíblico, a nossa missão é providenciar estudos numa perspetiva pentecostal, bíblica, centrada em Jesus e evangélica.

Simultaneamente, estamos empenhados em treinar, orientar, formar e capacitar os futuros líderes, não esquecendo o dever de serem verdadeiros discípulos de Cristo.

Com estes ideais em mente o MEIBAD tem estabelecido um programa de trabalho de ajuda nas limpezas e manutenção do espaço, este é regido pelas mesmas normas de pontualidade das demais atividades académicas sendo uma comparticipação para a alimentação e alojamento dos alunos internos.

Estes trabalhos assumem variadas formas e podem ter horários diversificados. Eles servem também para prover nos alunos um senso de pertença, responsabilidade e cuidado por todo o espaço do campus do Monte Esperança e pelo trabalho quotidiano exigido quer para manter a área em condições dignas quer noutras tarefas de proveito para o Instituto.

 

Oportunidades de servico

Como Instituto Bíblico, nunca esquecemos a vertente prática. Apoiamos constantemente as Igrejas locais e missões com o envolvimento dos alunos, tendo claro o “IDE” de Jesus e a nossa responsabilidade nessa tarefa.

Como complemento a este envolvimento dos alunos nas suas igrejas locais dispomo-nos a visitar as igrejas, onde auxiliamos os programas que as mesmas estejam a desenvolver, sejam estes de evangelismo nas ruas, escolas dominicais ou cultos.

Temos também um envolvimento no projeto Férias com uma missão, promovido pelo Departamento Nacional de Missões da CADP, onde temos motivado a presença de alguns alunos do MEIBAD.

Ainda realizamos viagens missionárias de curta duração a vários pontos do globo, para ajudar os missionários que ai se encontram seja em áreas ministeriais ou práticas. Por realizamos também visitas de estudo a locais de interesse pedagógico.

 

Manual do Aluno

O Manual do Aluno é entregue a todos os alunos, no início do seu percurso académico e serve como livro-guia em todos os assuntos relacionados com a sua vivência no MEIBAD.

Esta publicação tem como objetivo dar a conhecer ao aluno o modo de vida no Instituto. Ele lhe dirá o que pode esperar do MEIBAD e ele de si, na sua preparação para o ministério cristão.

Este Instituto coloca Cristo como a figura central tanto da vida particular do aluno como da escola. Ao preencher o questionário de admissão ao MEIBAD, o aluno concordou em obedecer com alegria a todas as regras e procurar sinceramente alcançar e manter, pelo comportamento, os seus altos padrões.

Visto que há alunos, não só vindos de Portugal, como também do estrangeiro, existe dentro da escola um ambiente cosmopolita e único. Nesta atmosfera, o aluno é encorajado a um intercâmbio interessante e variado. A natureza da comunidade determina o tipo de regulamentos. Os princípios e política do MEIBAD serão mantidos sem dificuldade se Cristo for reconhecido como Senhor.

Voltar ao topo